Esclarecendo um equívoco histórico

Esclarecendo um equívoco histórico: as igrejas protestantes não tiveram origem na Igreja Católica, assim como sua Bíblia. Existe o senso comum, que realmente acredita na Igreja Católica como detentora de todos os poderes sobre a Palavra de Deus e mãe de todas as religiões cristãs, certamente, esta crença deve ter sido divulgada pela própria Igreja Católica, dado seus interesses próprios, como amplamente difundido pelo povo, porém, podemos conhecer muitos povos que possuíam registros dos textos sagrados e muitas Igrejas de Cristo que se opunham à Igreja Católica e seu controle, logo seus escritos não eram oriundos da Igreja Católica.
Pense só: para que Lutero se opusesse à decisão da Igreja Católica quando da Reforma Protestante, não foi só pelo fato de não gostar do que estava escrito, foi em virtude de um comparativo com os textos originais, daí a persistência dele sobre a questão “Sola escriptura”, para que não houvesse alterações sobre os textos originais. Ele usou como referência o “Cânon da Palestina” (organizado desde o 1º século de nossa era, originalmente escritos em hebreu-arameu), enquanto a Igreja Católica adotava o cânon de Alexandria, ou seja desde o início já existiam duas vertentes distintas.
Sempre existiram povos com convicção na Palavra de Deus, desde antes do tempo dos apóstolos, cuidadores da preservação da Palavra inalterada. Muitos destes tratados como hereges pela Igreja Católica, por discordarem da manipulação da palavra de Deus para seus próprios interesses. Foram, o tempo todo, alvos da Igreja Católica, vítimas das inquisições e cruzadas.
Esses povos, essas igrejas e a determinação em manter pura a Palavra de Deus, são responsáveis pela autenticidade da Bíblia protestante que temos hoje em nossas mãos. Esse Texto Sagrado nunca esteve sob domínio absoluto da Igreja Católica, portanto a Bíblia protestante não é originada dos frutos dos concílios católicos, daí a diferença existente entre essas Bíblias, como no caso a da Igreja Católica ter 7 livros a mais que a protestante, além de alguns versículos em outros livros, diferença esta já adotada desde o ano 100 da era cristã, quando os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia (ou Jabnes), no sul da Palestina, a fim de definir o cânon da Bíblia Judaica (cânon da Palestina), que exclui os sete livros considerados apócrifos.
Além disso, vários fragmentos datados de épocas bem remotas foram encontrados e fornecem provas irrefutáveis de que a transmissão do texto bíblico, durante um período de mais de mil anos pelas mãos de copistas judeus, foi extremamente fiel e cuidadosa.
Outra questão que temos, também do senso comum, é de que os evangélicos são incultos e não pesquisam ou estudam. Temos nossa convicção na Bíblia, por ela ser um documento histórico, arqueológico e que testifica nossa fé, já pesquisado por pessoas de alto gabarito. Temos cristãos doutorados, pós-doutorados, em todas as áreas científicas, humanas e etc. É um pouco difícil imaginá-los acreditando em algo sem pesquisa ou estudo, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário