Semear






O Evangelho se espalha


Leitura diária: Atos dos Apóstolos 9.36-43
Leitura da Bíblia em um ano: João, capítulos 8 a 12

Por causa do resultado da visita de Pedro a Lida e suas redondezas, os crentes de Jope, uma outra cidade desta região, vão chamar o apóstolo para seguir até lá. Nesta cidade havia uma crente, muito dedicada que era responsável por um grande trabalho de assistência social, pois, tendo algumas posses, e sendo prendada, "gastava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres".

Diante do corpo morto de Dorcas, Pedro vai orar e Dorcas vai reviver. Mais uma vez o poder de Deus, por meio da vida de seu apóstolo, se manifestou, e com isto, o evangelho ganha força e se expande, como podemos ler:


"Tornou-se isto notório por toda Jope,
e muitos creram no Senhor."
At 9.42

Assim o evangelho se expandia. Por causa do testemunho dos crentes de Lida, Sarom e Jope, muitos criam e se filiavam à igreja de Cristo. Esta expansão se devia ao poder do Espírito Santo de Deus mas, também, à instrumentalidade dos crentes que se dedicavam ao testemunho e à vida cristã atuante como Dorcas. Isto foi fundamental para que a igreja crescesse, pois sua circunscrição apenas aos judeus era um elemento que contrariava a vontade do seu fundador que lhes ordenara que fossem "por todo o mundo e pregassem o evangelho".

Hoje, muitas vezes, estamos acomodados nesta missão. Ficamos esperando que o Evangelho se espalhe mas nada fazemos por isso. Sem dúvida, para que isto aconteça, o Espírito Santo de Deus tem que operar, mas não é menos verdade que para que ele opere, torna-se necessário, também, o testemunho e a pregação por parte dos crentes.

Vale a pena indagar-nos intimamente o que estamos, eu e você, fazendo para que o evangelho de Cristo seja conhecido por outros? Esperando apenas que o pastor pregue e converta os visitantes? Que os missionários que comissionamos sejam felizes nos campos para onde vão? Precisamos, como Dorcas e os crentes de Jope, fazer também, a nossa parte.

Oração para o dia:
Dá-me, Senhor,
um espírito evangelístico bem marcante, de forma que eu possa ser um instrumento teu para a salvação de muitos.

Fonte:http://www.juerp.org.br/index.php?oid=1&cid=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário