O Desenvolvimento da Maturidade Cristã


O Desenvolvimento da Maturidade Cristã


João Alves Feitosa


Efésios 4.13 “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”

A vontade de Deus para nós, é o crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. O versículo do início do nosso estudo, bem como a oração de Paulo pelos colossenses nos mostra isso: “...não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento de sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1.9,10).

O Espírito Santo capacitou o apóstolo Paulo para expressar onde Deus pretende chegar através desse crescimento espiritual, quando escreveu aos romanos: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho...” (Rm 8.29).

Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra (Jo 15.4,5).

Embora não exista uma fórmula para a maturidade cristã, diariamente você pode buscá-la. A seguir seguem algumas sugestões que, colocadas em prática, muito auxiliarão para que você possa chegar à maturidade, a fim de que também possa ajudar outros a crescerem espiritualmente.

1. Integre-se em sua igreja

É fundamental que você participe dos trabalhos de sua igreja, para que haja crescimento espiritual. O cristão deve ter alegria de congregar em uma igreja (Sl 122.1). Algumas coisas só são possíveis quando estamos integrados em uma igreja. Por exemplo: É na igreja que aprendemos a sã doutrina, recebemos treinamento eficaz, adoramos e louvamos ao Senhor, enquanto mantemos comunhão uns com os outros (Sl 133.1). É na igreja que somos despertados para as oportunidades de trabalho para o Senhor e nos preparamos para cumprir o propósito de Deus para as nossas vidas.

A igreja é tão importante que Cristo a amou e a si mesmo entregou-se por ela (Ef 5.25). Além do mais, Deus escolheu a igreja para que realizasse o plano de redenção do mundo (Mt 28.19,20).


2. Estabeleça um momento devocional diário

Cultivar um momento de comunhão com Deus será de fundamental importância se quisermos ter uma vida de crescimento espiritual (Sl 5.3). Será um momento quando deixaremos o Senhor falar conosco pela sua Palavra e falaremos com Ele através da oração e do louvor. Será um tempo de comunhão com Cristo. Escolha um bom local, a salvo de interrupções, e use para isso pelo menos uns 15 minutos diariamente pela manhã, à tarde ou à noite. Aprenda a ter comunhão diária com Deus como algo prioritário para sua vida.


3. Tenha fome e sede da Palavra de Deus

O conhecimento da Palavra de Deus está intimamente ligado com o crescimento espiritual do cristão. Pouco conhecimento, pouco crescimento; muito conhecimento, muito crescimento. Os grandes homens de Deus foram homens que amaram a Bíblia, tendo-a lido várias vezes. Leia a Bíblia sistematicamente. Uma boa sugestão é lê-la anualmente. Sublinhe e memorize versículos vitais ao seu crescimento espiritual. Leia a Bíblia em espírito de oração, pedindo que Deus fale ao seu coração através do texto lido. Grandes avivamentos na história da igreja aconteceram quando o povo começou a dar importância para a Palavra de Deus. (Os 4.6; 6.3).


4. Desenvolva uma vida consistente de oração

Outro elemento vital para a vida abundante e a maturidade cristã é a oração. É por meio dela que mantemos uma comunhão íntima com Deus. Os grandes homens também eram homens de oração. Aprendemos a orar, orando. Jesus ensinou a importância da oração aos seus discípulos. A oração eficaz deve incluir vários elementos: adoração, gratidão, confissão, intercessão, petição (Mt 6.9-13). A Bíblia nos aponta os impedimentos à oração eficaz: incredulidade, motivação errada, orar pouco, pecados não confessados, estar fora da vontade de Deus (Tg 1.5-8; 4.3; Sl 66.18; Mt 7.7,8). Deus deseja realizar grandes coisas em nossas vidas a partir de nossas orações.


5. Conheça e permaneça no centro da vontade de Deus

A oração do verdadeiro cristão deve ser: “... seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10). Davi escreveu:
“Alegro-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu (Sl 40.8). A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2). Deus tem um plano para cara área de nossa vida. Na Bíblia Deus promete dar-nos sabedoria para que possamos discernir a sua vontade. Grande parte do que Deus deseja de nós com relação a pensamentos e atitudes já foi revelado em sua Palavra. A medida que o cristão estudar e conhecer a Palavra, ele também conhecerá a vontade de Deus.

6. Viva sob o senhorio de Cristo

Jesus Cristo deve ser o centro da vida de todo cristão. É na área da plena submissão à sua vontade e total obediência à sua Palavra, que o senhorio de Cristo se estabelece. Viver sob o senhorio de Cristo significa negar a si mesmo, a morte do ego, e isso é um ato de deliberada escolha própria.

A cruz é um instrumento de morte, e a nossa cruz leva à cruz de Cristo, ou seja morremos para a nossa vontade própria a fim de obedecermos totalmente ao Senhor (Mt 6.24,25). Só assim aremos
liberdade total para que o Espírito Santo possa viver a vida de Cristo em nós. A igreja de hoje está carecendo urgentemente de cristãos que aprendam a obedecer a Deus, custe o que custar.

7. Obtenha vitória sobre a tentação e o pecado

As tentações e o pecado nos vêm de 3 fontes básicas: a carne, o
mundo e o diabo. Há quatro coisas que nos garantem a vitória: a oração, a Palavra de Deus, a dependência do Espírito Santo e a nossa ação.
a. A carne - Em nossa carne “não habita bem algum”, diz o apóstolo Paulo (Rm 7.18). Há uma luta constante entre a velha natureza (a carne) e o Espírito (Gl 5.17). A solução de Deus para a carne é a cruz de Cristo: “Sabendo, que o nosso homem velho foi crucificado com Ele, para que o corpo de pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado (Rm 6.6). É andando no Espírito que temos a vitória sobre a carne, pois Ele faz morrer as obras da carne (Rm 8.13). A Palavra de Deus nos recomenda vigiar, orar e fugir das tentações (2Tm 2.22).

b. O mundo - Em sua oração por nós, Jesus disse: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (Jo 17.15). O objetivo do mundo é fazer-nos conformar com seus valores e princípios, produzindo uma influência graduada e profunda em nossas mentes e em nossa maneira de viver e agir,afastando-nos de Deus. Livros, revistas, e alguns dos programas da rádio e TV são os maiores responsáveis por essa influência altamente prejudicial a uma vida de santidade. A Palavra de Deus é bem clara a respeito do mundo: “Não ameis ao mundo”; “O mundo inteiro jaz no maligno”; “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?”; “E não vos conformeis com este mundo...” (1Jo 2.16,17; 5.19; Tg 4.4; Rm 12.2).

c. O diabo - Satanás é o adversário do crente. Satanás é homicida, mentiroso e pai da mentira. A Bíblia nos mostra Satanás em ação, levando os homens a pecar. Os crentes devem conhecer as ciladas do diabo e os meios de vencê-las. “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Para isso, aproveitemos os recursos que Deus coloca ao nosso dispor, tomando toda a armadura de Deus (Ef 6.10-18). A ordem divina é resistir.


8. Viva uma vida de pureza

Somos filhos de um Deus Santo e templo de seu Espírito (1Co 3.16,17). O Senhor nos adverte: “Visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”; “Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor”; Se pois, alguém s purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor”. (2Co 7.1; 2Tm 2.16,21).


O discípulo também deve ser cuidadoso no seu modo de vestir, falar, relacionar-se em todas as expressões exteriores de seu caráter, procurando andar de uma maneira digna do Senhor.

9. Obtenha controle sobre a língua

Quando nos consagramos totalmente ao Senhor, consagramos cada parte do nosso corpo, inclusive nossa língua. A boca do justo
deve proferir sabedoria e sua língua falar o que é reto, e ser uma fonte de vida. Só devemos usar nossa língua para a edificação e para ministrar graça ao que nos ouvem (Ef 4.19). Exerça controle sobre a língua (Tg 3.2).


10. Viva em amor e aprenda a perdoar

O crente que anda no Espírito produzirá o fruto do Espírito; o amor (Gl 5.22,23). O Apóstolo João escreveu: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1Jo 4.8). O amor é a marca registrada do crente. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverem amor aos outros”(Jo 13.15). Amor e perdão andam juntos na vida do cristão. O apóstolo Paulo insiste que perdoemos uns aos outros, assim como Cristo nos perdoou.
Vamos desenvolver a capacidade de ouvir as pessoas, compreendê-las melhor em suas dificuldades e amá-las, conforme
Jesus nos exemplificou.

11. Viva pela fé

A Bíblia nos exorta a viver pela fé, em total dependência de Deus, sem ansiedade pelas necessidades básicas, descansando totalmente nos seus cuidados. Mas estamos, muitas vezes, viciados em nos preocupar com o dia de amanhã, e isso nos faz apegados às coisas puramente materiais, esquecendo que Deus quer cuidar de nossas vidas (Mt 6.33,34).


12. Seja uma fiel testemunha de Cristo

Jesus Cristo deixou para todos os seus discípulos de todos os tempos, a ordem para a proclamação, para o ensino, e o treinamento do novo cristão (Mt 28.19,20). O testemunho pessoal é um poderoso meio de evangelização, o qual deve ser dado no poder do Espírito Santo. Se você estiver realmente disposto a testemunhar, o Senhor providenciará uma oportunidade. As palavras fluirão de seus lábios, falando de sua experiência com Cristo (Mt 10.19,20).

13. Aguarde a volta de Cristo

O verdadeiro cristão viverá neste mundo em santidade e piedade, imaculado e irrepreensível, aguardando e desejando a volta de Cristo (Mt 24.42,44). Devemos lembrar sempre que estamos para prestar contas de nossa mordomia. Essa perspectiva mudará toda a sua escala de valores, levando a desprender-se das coisas materiais. É preciso que tenhamos bem acesa em nossos corações a chama da esperança da volta do Senhor Jesus Cristo.


Estes são apenas alguns pontos de uma infinidade de coisas que nos levam à maturidade espiritual. É importante que você coloque em prática os princípios aqui aprendidos, pois se você fizer a sua parte, com toda a certeza Deus fará a dele.

Extraído do livrete "Maturidade Espiritual" - JMN da CBB.





Nenhum comentário:

Postar um comentário